Laudo SPDA A IMPORTÂNCIA DO PARA-RAIOS NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Voltar a Todos so Serviços
Laudo do SPDA
O para-raios é indispensável em qualquer projeto de engenharia. Mas os profissionais devem atentar para instrumentos regulamentados pelo laudo do SPDA
Nenhum país tem maior incidência de raios como o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), são quase 80 milhões de descargas elétricas todos os anos no território brasileiro. Daí a importância de para-raios em prédios, casas e outros empreendimentos imobiliários.
Conhecido pela sigla SPDA, de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, o para-raios é bem mais do que uma haste de metal instalada em um local alto.
Na verdade, os sistemas SPDA são complexas estruturas ligadas ao solo por condutores metálicos. Seu objetivo é encaminhar a energia do raio, do ponto de contato até o aterramento, o mais rápido e seguro possível. Sua instalação, porém, depende de um instrumento técnico: o laudo de inspeção do SPDA.
80 milhões
Descargas elétricas por ano no Brasil
60 %
Aumento de raios em SP
130 raios
Média de raios por hora em SP
10º Ranking
de Densidade Estadual
PASSO A PASSO Laudo do SPDA
O laudo do SPDA é elaborado com o objetivo de garantir a segurança das instalações, atestando que o sistema é capaz de proteger a edificação ao interceptar os raios e encaminhar as altas correntes elétricas para a terra. Sem o parecer técnico, o condomínio não garante a proteção contra queda de raios.
Um bom SPDA deve ter uma rede de terminais aéreos, condutores de interligação e eletrodos de aterramento. Sua instalação correta garante maior proteção a equipamentos elétricos e eletrônicos, evitando possíveis incêndios dentro das estruturas. O para-raios também oferece proteção caso o raio atinja a linha elétrica ou uma tubulação metálica conectada à residência.
IMPORTANTE
O SPDA protege o empreendimento ao conduzir o raio até um ponto seguro de aterramento. O sistema não evita descargas elétricas, tampouco as atrai.
Para mais informações, entre em contato com a
Casita Engenharia